terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tatakau Shisho: The Book of Bantorra



Sinopse

   Em um mundo onde os mortos se transformam em livros e são guardados na Biblioteca Bantorra, quem os lê pode saber as memórias de quem morreu.
   A Biblioteca Bantorra é mantida e protegida por Bibliotecários Armados que são super treinados e possuem poderes psíquicos, para protege-la de seus inimigos. Uma sociedade religiosa conhecida como Igreja Shindeki que usa seres humanos como homens-bomba.





Review
   
   The Book of Bantorra, um anime de história profunda e bem trabalhada, com personagens de características bem diferentes, com senso de justiça, ou até mesmo perdidos em suas mentes, presos no pensamento de que sao nada mais do que "carnes.
   Assim é Bantorra, um anime cheio de intrigas, suspense e açao. Lutas ao uso de artes marciais, armas brancas, armas de fogo e habilidades extra sensoriais, os quais podemos chamar de poderes psíquicos, os Bibliotecários, que estao mais para guardiões, protegem a biblioteca e os assuntos aos quais é destinada.
   O anime tem várias personagens importantes de todo modo a história e praticamente está interligado, de forma a trazer um final de certa forma esclarecedor para partes que passam inexplicadas durante o anime.
   Obviamente nao é um anime para qualquer um. Com um ar adulto e sério, com poucas pitadas de comédia vindas de um personagem ou outro, o anime contém cenas com sangue, violencia, mas ao mesmo tempo momentos felizes e até mesmo uma cena um tanto apelativa mas nada revelador.
   

   Perceptível na imagem acima, que se passa no primeiro episódio, o anime tem momentos de violencia que para quem nao está acostumado, pode ser chocante. Existem coisas muito piores do que apenas arrancar um braço, mas nao é comparavél a um Gantz onde pessoas sao praticamente uma maçã fatiada.
   Os personagens sao muitos, e praticamente todos muito importantes para o desenvolver da história. Dentre todos está Hamyuts Meseta, o bibliotecário mais poderoso do mundo. O alvo principal do inimigo da Biblioteca Bantorra, a Igreja Shindeki.
   Os poucos membros da elite Shindeki, sao homems de situacao financeira elevada, que em seu pensamento e crença, acreditam que foram escolhidos para terem a felicidade suprema, estando acima de tudo e todos. Com essa mentalidade, eles capturam pessoas, leia-se mendigos e pobres, instalam bombas em seus peitos, e depois de uma lavagem cerebral, o unico objetivo e pensamento na cabeça desses seres humanos é o de matar Hamyuts Meseta.
   


   A Biblioteca Bantorra é aberta ao público, e é situada sobre um imenso acervo de livros de pessoas mortas, que é protegido por bestas e bibliotecários. Somente os bibliotecários mais poderosos tem acesso aos mais profundos lugares da biblioteca, visto que só eles conseguem passar pelos monstros que vivem para proteger o local.
   A história se desenvolve de forma a prender a atenção de quem assiste, deixando pontos em branco ou terminando o episódio em momentos importantes para manter a curiosidade, mas forma muito bem trabalhada, para nao se tornar de fato ejoativo.



   O traço do anime é muito bonito. Os personagens tem rostos únicos e detalhados. Armas e roupas sao muito bem desenhados e os cenários sao um arte a parte.
   O anime passa por vários cenários diferentes, desde a biblioteca, a alto mar, cidades, desertos e muitos outros lugares. O fato de poderem se ler livros de pessoas mortas, abre um leque muito grande de histórias implementadas dentro de um circulo de personagens, que embora possam ser apenas 3, incluindo livros que podem ler, acabam ligando-se outros 3 que ja morreram ou que tem interesses no mesmo livro.
   O tem uma definiçao muito clara das cores que usa. Em momentos de iluminação, o mundo tem cores vibrantes e variadas, e quando temos momentos escuros, o anime tem uma mudança embora drástica, muito bonita, para tons obscuros que trazem o fato de que o escuro pode ser algo a se ter medo ou cuidado. O pôr-do-sol tem também um espetáculo a parte com uma iluminaçao única e bela.
   


   Um detalhe a ser citado, é que os livros os quais sao mencionados acima, nao sao os livros que conhecemos em nosso mundo. Sao blocos de pedra como da escrita antiga acerca de 1800 A.C., que contém as memórias das pessoas incorporadas. Nao escritas, mas de forma a que ao receber o toque de uma pessoa, as memórias passariam como um filme na mente do leitor.




   No quesito musical o anime esbanja talento. A qualidade sonora tanto de abertura e encerramento quanto em ost's é impressionante e de um genero único.
   Novamente, nao sao músicas para o público popular, mas impressiona aqueles que tem gosto musical mais "profundo", tal como música clássica, blues, jazz e talvez ligeiramente música eletrônica.
   Definitivamente recomendável a quem gostar da abertura, ouvir as ost's do anime. Realmente vale a pena.

Opening
Datengoku Sensen - Ali Project

Ending voce pode ouvir aqui.

AMV's podem conter spoilers sobre o final da série.
AMV - Life is Beautiful
Clique aqui para abrir.

Conclusao


   Um anime para um público seleto. Se voce faz parte dele, é capaz de ser um dos melhores animes que vao marcar sua vida. Sua história única, traço e cores belos adicionados de uma trilha sonora impressionante, fazem desta série, uma obra prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário