quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Mistério de Higurashi no Naku Koro ni


Uma das séries que mais acumulou fãs nos últimos anos, Higurashi no Naku Koro ni, estória idealizada por seu criador: Ryukishi07, traz entre diversos elementos um conjunto de referências que norteia a obra para algo que definitivamente pode ser denominado como um mistério. Não que este título faça menção a algo que supreenda, ou que não seja basicamente entendido, mas sim, para uma estória de terror que passa ao telespectador a noção de que o maior mistério é o desconhecido...

Higurashi no Naku Koro Ni é um anime baseado em uma homônima VN, produzida pela 07th Expansion, com o total de 26 episódios e uma continuação (Higurashi no Naku Koro ni Kai) que conta com 24 episódios. E, ainda vale ressaltar o Ova Higurashi no Naku Koro ni Rei, o qual pode ser entendido como uma terceira e final temporada.

Com as 2 temporadas citadas como maior foco, Higurashi adapta o total de 8 arcos de sua VN, ambos distribuídos pelas duas séries, a primeira, alvo deste post, apenas traz 6 arcos (Onikakushi-hen; Watanagashi-hen; Tatarigoroshi-hen; Himatsubushi-hen; Meakashi-hen; Tsumihoroboshi-hen) . Em uma mescla de cotidiano, suspense e terror, a série em seu primeiro momento vai construindo um emaranhado de dúvidas e confusões na mente do seu telespectador, que a princípio se inicia em uma série de assassinatos e misteriosos desaparecimentos de alguns moradores na pacata cidade de Hinamizawa, tudo ocasionado desde a “guerra pela represa”, na qual alguns moradores não queriam a construção de uma barragem que viria a desabrigá-los e inundaria a cidade. Contudo, o que mais se torna obscuro nesta história está no fato de que todos os casos ocorreram na mesma época, no festival do Watanagashi.

A partir deste cenário, a série é inicializada com a inclusão de Maebara Keiichi, recente morador da cidade, o qual acaba ingressando em um clube escolar, e por conseqüência se tornando amigo de: Sonozaki Mion, Ryuuguu Rena, Furude Rika e Houjou Satoko. Com estas companhias e diversos personagens ao seu redor, Keiichi vai mergulhando pouco a pouco nos mistérios da então calma Hinamizawa, sendo envolto por um ambiente cercado da misteriosa figura do santo local: Oyashiro-sama.

Apesar do aspecto um tanto “inocente”, a história de Higurashi vai passando por inúmeros mistérios e cria a inerente possibilidade da criação teorias, ou perguntas sobre o que realmente está ocorrendo na série.

Um ponto importante a ser relatado está em um dos aspectos mais fortes desta primeira temporada, o qual se concentra no terror, tanto psicológico como propriamente dito, demonstrando cenas fortes, que por si só chamam a atenção e colaboram para aumentar o clima trágico e de loucura pelo qual pouco a pouco os personagens vão sendo absorvidos.

Por essas e outras, Higurashi pode ser tratado como uma grata surpresa, não se deixando levar pelo clichê, e muito menos economizando em itens como suspense, drama e até possuindo pequenos lapsos de comédia (quase todos conditos nos começos dos arcos), enfim, uma série mais do que recomendada.

Texto originalmente postado em: Tumblr

Fiquem a vontade para comentários, críticas e outras contribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário