quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O Efeito Steins;Gate



Inaugurando a minha coluna, ou apenas dando continuidade aos trabalhos, hoje eu venho convidá-los para exposição acerca de uma das séries que até o momento vem sendo colocada no seleto grupo dos "melhores do ano de 2011". Sim, Steins;Gate, anime que recentemente obteve sua conclusão e que no decorrer de sua trama fez tantas pessoas ingressarem no suspense, drama, comédia e até pensar um pouco sobre as diversas teorias apresentadas. E é devido ao seu impacto, que eu convido cada um de vocês para entender: o Efeito Steins;Gate.

Steins;Gate, anime baseado em uma Visual Novel de mesma alcunha, com estréia em 6 de Março de 2001 (Temporada Spring 2011), a série teve início em 6 de Março de 2011 e fora finalizada em 14 de Setembro de 2011, o que veio a totalizar 24 episódios, e o anúnio de um filme para meados de 2012.

O que esperar de um laboratório no meio de Akihabara, liderado por um “mad scientist” e tendo como maior destaque um grupo formado por uma jovem carismática, o seu autêntico líder e um super ”hacka”? E é nessa premissa curiosa de personagens que este laboratório possibilita a criação de uma máquina que viria a mudar todo o sentido em relação à noção de tempo da humanidade.

Apesar das características um tanto sérias que o roteiro pode vir a tomar devido a descoberta da possibilidade de alterar em eventos do passado (microondas, FTW!), Steins;Gate não se torna uma série prolixa, ou muito menos um item que deseja marcar uma era. Com Okarin, Mayushi, Daru, Christina, Part-Time Warrior (Suzuha) e tantos outros personagens, a trama vai se desenrolando em um nível aceitável, e momentos que beiram o sentindo da palavra épico. Com a viagem do tempo como tema central e referências fortes a John Titor (procure na net, sim, ele realmente existiu), o roteiro vai movendo o telespectador entre o drama, risos e a espera ansiosa para saber como tal situação será resolvida.

Tendo um bom desenvolvimento, bons arcos, ótimos e engraçados personagens, e apesar dos prováveis erros que a série venha a ter cometido (alguns terminam apenas sendo detalhes despercebidos). Entre opiniões negativas, a ideía de que após 24 episódios a série fora apenas digna do termo normal, ou um pouco acima da média, fato é que após constatar todo o desenvolvimento desde o primeiro episódio ao último, posso dizer que: Steins;Gate veio a construir a sua própria linha temporal em meio a tantas e vastas obras.


Texto originalmente postado em: Tumblr

Fiquem a vontade para comentários, críticas e outras contribuições.

2 comentários:

  1. Olha eu aqui postando, amicos o/

    Steins;Gate entrou no meu top 5 animes from all the time tranquilo. Para mim, nenhum anime foi tão bem sucedido em misturar humor, sci-fi e drama, além de uma excelente construção de personagens. Gostei tanto que senti um vazio ao acabar a série. Vamos aguardar pelo filme...

    Todo mundo comenta sobre os possíves erros, pequenos erros na trama e blá blá blá. Discussão sempre vai existir, ainda mais com um plot de "sci-fi viagem no tempo", mas na minha opinião, tudo se explica MUITO BEM, não ficando nenhuma ponta solta, sendo esse mais um dos motivos para eu considerar esse anime um dos 5 melhores que já vi!

    Boa sorte com o blog amicos. Sempre que possível, darei um passada por aqui.

    Dohko (from Gundam's forum Br)

    ResponderExcluir
  2. Olha, no começo eu fiquei receoso e duvidoso do anime, parecia que seria um daqueles animes que só prometem e não cumprem nada, sei que tem bastante gente que gosta do Okarin e incluse pensei que ele teria bastante potencial mas alas no final eu não fui muito com a cara dele porque ele pra mim não se encaixa no perfil de cientista maluco. Mencionar nada e de repente teoria das cordas para tentar parecer inteligente é uma técnica defasada e que qualquer pessoa com dois neurônios sabe que isso é apenas uma tentativa de impressionar e me deixou meio desanimado a ver o resto da série, mas continuei porque ainda o considerava "assistível".

    Eis que surpreendentemente, tudo mudou. A história não só deu uma reviravolta como o ritmo, o estilo, os pequenos detalhes e pistas juntos mudaram da água pro Dr Pepper(apesar de odiar a bebida).

    Steins;Gate concilia, assim como Puella Magi Madoka Magica os tão falados elementos MOE, satisfazendo o nicho, ao mesmo tempo que faz até considerando os defeitos numa história envolvente, sempre com surpresas e do qual você mal pode esperar para ver o próximo. Há um espaço ilimitado para discussão de diversos temas debatidos na série, todos os personagens são legais(posso me decepcionar com o Okarin, mas foi porque esperava mais de um personagem que se auto-intitula "mad scientist"). Acho que se a história tivesse mechas e umas personagens bi-shounen agradaria a gregos e troianos, sem nunca a perder a originalidade.

    O ano não acabou ainda, mas neste ano se há animes que você tem a OBRIGAÇÃO de ver caso sequer cogite dizer que gosta da animação japonesa, é seu dever ver entre uns animes e outros, Steins;Gate.

    El Psy Congroo

    Char Aznable(do fórum Gundam Brasil)

    ResponderExcluir